Empreender pela internet se tornou algo muito comum, principalmente nos dias de hoje, em que as compras têm sido cada vez mais realizadas nos ambientes virtuais. O E-commerce vem crescendo aceleradamente, é fundamental se atentar e não ficar pra trás.
Com tantas possibilidades para começar a empreender, surgem as dúvidas, como devo começar? Pelo Instagram ou e-commerce? De que maneira conseguirei atingir mais potenciais clientes? Entre outras tantas perguntas.
O ideal é unir as duas ferramentas para sua empresa vender muito mais e com agilidade e segurança. Veja a seguir:
Quais as vantagens de cada modalidade?
Quando falamos de tomar uma decisão como essa, logo vem a lista de prós e contras para nos ajudar a decidir. E, claro, as vantagens são as norteadoras no momento de tomar uma decisão tão importante.
Falar de empreender através do meio virtual envolve uma grande vantagem comum a todas as possibilidades: os custos dos ambientes virtuais são muito menores do que os custos destinados aos ambientes físicos, por exemplo. Mas não para por aí.
O Instagram, por ser uma plataforma de comunicação, já que permite que haja uma interação mais dinâmica e direta com o público alvo da sua loja. Essa interação é responsável por trazer a sensação de segurança ao cliente, fazendo com que ele saiba que poderá tirar suas dúvidas a qualquer momento.
Já quando o assunto é o e-commerce, falamos de uma plataforma que é automatizada. Enquanto no Instagram é você quem realiza tudo, desde a listagem de produtos, conferência de valores, validação do pagamento, etc. Através de um site específico da sua loja, a única preocupação que você terá, a curto prazo, é realizar a liberação de cada pedido, encaminhando-os para o processo de entrega.
Preciso investir muito para ter meu e-commerce próprio?
Empreender, de modo geral, sempre exigirá investimentos. O ponto principal a ser explorado quanto a essa questão é: você deseja crescer com o seu negócio? Se a resposta for positiva, o investimento para conseguir um e-commerce é apenas um investimento no seu futuro.
Assim como as redes sociais parecem tentadoras por não cobrar nada para que sejam realizadas as vendas, o e-commerce também tem seu lado tentador e seus inúmeros beneficios.
Empresas que possuem sites costumam ter um retorno financeiro superior ao de lojas que se restringem apenas ao Instagram. Isso acontece pois o cliente se sente muito mais seguro quando está comprando através do site, pois a plataforma garantirá a ele que se trata de uma empresa séria e solidificada, que não sumirá das redes quando ele precisar.
É possível aliar as duas plataformas no momento de montar o meu negócio?
A resposta para essa pergunta é um sonoro SIM! Na verdade, a melhor forma de conquistar clientes é justamente a aliança entre Instagram e e-commerce.
Nenhuma venda se realiza num passe de mágica. O cliente precisa conhecer a loja em que vai realizar a compra, ler comentários de clientes reais, observar melhor a qualidade dos produtos comercializados, e isso é possível através das redes sociais.
É através do Instagram que o cliente saberá a quem recorrer quando precisar de assistência, pois terá um canal direto com o empreendedor.
Além disso, é através das redes sociais da marca, que é possível realizar a elaboração de um bom marketing para a empresa, o que atrairá ainda mais potenciais clientes.
Diante disso, o e-commerce se torna um importante meio para realizar a compra, tendo conhecido a loja, os produtos e visualizado os comentários deixados por outras pessoas, o cliente se dirigirá ao site, para enfim dar prosseguimento à compra.
Conclusão
Se você decidiu que está na hora de empreender, então está na hora de refletir sobre essas questões.
As redes sociais podem ser grandes aliadas no momento de montar o seu negócio, principalmente para direcionar o cliente para seu site.
Com as facilidades que muitas redes oferecem, fazer uma aliança entre Instagram e e-commerce tem sido um caminho bastante proveitoso e rentável.
Então, se você acha que está na hora de abrir o seu próprio negócio, é porque está na hora de pensar mais sobre o seu futuro site e sobre a estratégia de marketing da sua empresa.